one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O governo norte-coreano ofereceu ajuda para que estrangeiros deixem o país.

Imagem:

Compartilhar:

Com embaixada em funcionamento, Brasil se mantém informado permanentemente

Criado em 09/04/13 06h28 e atualizado em 09/04/13 07h27
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Coreia do Norte
Diplomatas que acompanham a situação na Península Coreana dizem que em caso de conflito na região, a tendência é de o Brasil acatar. (mardruck / Creative Commons)

Brasília – Apesar de o governo da Coreia do Norte recomendar que os diplomatas estrangeiros deixem o país, o Brasil decidiu, por enquanto, manter a embaixada em funcionamento. A Embaixada do Brasil na Coreia do Norte foi aberta há quatro anos, na tentativa de manter um canal de comunicação com as autoridades do país e buscar a aproximação dos norte-coreanos com os brasileiros. Desde 2009, foram enviados técnicos brasileiros para a Coreia do Norte, especialistas em agricultura e empresários.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reiterou que a expectativa é que as ameaças norte-coreanas fiquem apenas “no campo da retórica” e não se concretizem. No último dia 31, a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) divulgou nota expressando preocupação com um eventual conflito na região. O bloco apelou pelo diálogo em busca da paz.


Leia mais:

Ameaças da Coreia do Norte provocam reações da comunidade internacional

Japão implanta mísseis de superfície como prevenção a ataques da Coreia do Norte

 

Diplomatas que acompanham a situação na Península Coreana dizem que em caso de conflito na região, a tendência é de o Brasil acatar, como ocorreu em outros confrontos armados, as decisões definidas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas – órgão que tem legitimidade para adotar medidas sobre as ações no campo da paz e da segurança internacionais.

Patriota costuma dizer que manter uma representação brasileira na Coreia do Norte favorece a observação dos fatos e a obtenção de informações “em primeira mão”. As relações comerciais entre o Brasil e a Coreia do Norte ainda são consideradas modestas pelas autoridades brasileiras. Em 2008, o intercâmbio comercial chegou a US$ 375 milhões.

Com as autoridades brasileiras, os norte-coreanos mantêm o diálogo por intermédio do Ministério dos Negócios Estrangeiros (Relações Exteriores), o Departamento Internacional do Partido dos Trabalhadores, a Academia de Ciências Agrícolas, o Comitê Estatal de Investimentos e o Comitê de Relações Culturais com o Exterior.

Edição: Graça Adjuto

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário