one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Efraín Ríos, ex-presidente da Guatemala

Imagem:

Compartilhar:

Ministério Público da Guatemala quer que ex-presidente do país seja condenado a 75 anos de prisão

Criado em 10/05/13 08h25 e atualizado em 10/05/13 08h40
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Efraín Ríos, ex-presidente da Guatemala
Ministério Público da Guatemala reiterou à Justiça Nacional o pedido de condenação para um total de 75 anos de prisão, somando todos os crimes, do ex-presidente do país José Efraín Ríos Montt, de 86 anos (©Télam)

Brasília - O Ministério Público da Guatemala reiterou à Justiça Nacional o pedido de condenação para um total de 75 anos de prisão, somando todos os crimes, do ex-presidente do país José Efraín Ríos Montt, de 86 anos, e o ex-chefe do serviço de inteligência José Rodríguez. Ambos são acusados de responsabilidade em genocídios e crimes de guerra cometidos contra 1.771 indígenas da etnia Ixil, no período que estiveram no poder, entre 1982 e 1983.

Leia também:

Ex-presidente da Guatemala acusado de genocídio será julgado dia 7

Justiça da Guatemala reconvoca audiência sobre denúncias contra ex-presidente

Suprema Corte da Guatemala quer esclarecer aspectos do processo contra ex-presidente acusado de genocídio

O procurador Orlando López destacou o pedido foi feito com base nas provas apresentadas e no Código Penal do país. O Ministério Público solicitou ainda penas de reabilitação social para ambos, como a revogação da prisão domiciliar do ex-presidente.

López lembrou que Ríos Montt, quando presidente, foi também comandante-geral do Exército e ministro da Defesa. "O Exército matou oito vezes mai indígenas do que em outros tempos. O Exército da Guatemala cometeu genocídio em uma área da etnia Ixil. Os crimes foram cometidos porque eles [os indígenas] foram considerados inimigos internos", disse.

O processo de Ríos Montt  e Rodríguez envolve 98 testemunhas. Ambos são acusados da morte de 1.771 indígenas da etnia Ixil, dos quais 38% eram crianças e adolescentes, na região de Quiché, no período de 1982 e 1983. O julgamento do caso já foi adiado várias vezes.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário