one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ditador chileno Augusto Pinochet

Imagem:

Compartilhar:

Chile: pesquisa aponta piora na imagem da ditadura Pinochet

Criado em 03/09/13 16h12 e atualizado em 03/09/13 17h19
Por Prensa Latina

Ditador chileno Augusto Pinochet
(Télam)

A porcentagem de chilenos que responsabiliza o ditador Augusto Pinochet do golpe de Estado de 11 de setembro de 1973 aumentou para 41%, cerca do dobro de 10 anos atrás, segundo resultados de uma pesquisa divulgados nesta terça-feira (03).

A pesquisa, realizada pelo Centro de Estudos da Realidade Contemporânea (Cerc) aponta que apenas 9% dos cidadãos considera que foi o presidente Salvador Allende o causador do golpe, devido à medidas aplicadas por seu governo. O estudo divulgado nesta terça-feira mostrou que cerca de 26% dos cidadãos consultados escolheu a opção “não sabe / não responde”.

Leia também:

ONU pede ao Chile devolução de terras ancestrais aos indígenas

Em outra das variáveis, 56% dos chilenos afirmaram que os 17 anos da ditadura militar foram ruins, 21% classificaram como regulares e apenas 8% avaliaram o período positivamente. Apenas 15% não quiseram responder.
“Houve uma piora da imagem de Pinochet (…) e se manteve o olhar negativo contra o regime”, opinou Carlos Huneeus, diretor da Cerc, ao avaliar os resultados do estudo, realizados às vésperas dos 40 anos do golpe de Estado.

Durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) mais de três mil pessoas foram assassinadas, mais de 1200 desaparecidas e mais de 100 mil torturadas.

Na opinião do juiz Juan Guzmán, que conseguiu processar Pinochet, ainda que não possa sentá-lo no banco dos réus, o número de pessoas torturadas pode ser muito maior, já que se deve considerar também  a tortura que sofreram milhares de cidadãos cujos familiares foram maltratados, desaparecidos e assassinados. “É uma tortura indireta, mas também brutal, e a soma pode ultrapassar as 200 mil pessoas”, afirmou em entrevista recente à agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário