one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conflito na Venezuela - foto de 15/02/2014

Imagem:

Compartilhar:

Colômbia oferece mediação entre opositores e governo da Venezuela

Criado em 19/02/14 05h59 e atualizado em 19/02/14 07h16
Por Leandra Felipe Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Conflito na Venezuela
Essa foi a primeira referência de Santos à situação na Venezuela, desde que os protestos se radicalizaram na semana passada (andresAzp/Creative Commons)

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, chamou o governo e a oposição na Venezuela ao diálogo e disse estar “disposto” a contribuir com qualquer ação que permita restabelecer a estabilidade no país vizinho. “Estamos preocupados com os últimos acontecimentos. Por isso, faço um chamado à calma, um chamado para estabelecer canais de comunicação entre as diferentes forças políticas”, declarou durante reunião ministerial nessa terça-feira (18).

Essa foi a primeira referência de Santos à situação na Venezuela, desde que os protestos se radicalizaram na semana passada. Ele defendeu, no entanto, os manifestantes contrários ao governo, ao dizer que “todos têm direito a recorrer aos protestos, desde que sem violência”.

Em discurso aos trabalhadores do setor petrolífero, durante manifestação, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu ao governo colombiano que não interfira nos negócios internos do seu país.

Para o governo venezuelano, o líder da oposição Leopoldo López, preso nessa terça-feira, teria recebido apoio do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe e de setores da direita da Colômbia.

No ano passado, os dois governos tiveram uma crise, depois que Santos recebeu o governador de Miranda, Henrique Capriles, no palácio presidencial. A visita do opositor, feita pouco tempo depois das eleições de abril, foi considerada um “ato conspirador” da parte de Santos.

Depois de alguns meses, os dois países retomaram as relações e reforçaram a cooperação comercial. A Colômbia é uma grande fornecedora de produtos básicos e alimentícios para a Venezuela. A crise no setor de alimentos, entretanto, tem favorecido o contrabando de produtos pela vasta fronteira terrestre entre os dois países. Um plano de ação foi criado para solucionar a crise.

Além da ligação comercial, a Venezuela atua como observadora no processo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A influência do presidente Hugo Chávez foi considerada decisiva para que as partes pudessem começar o diálogo.

Editora - Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário