one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Luciana Lóssio

Imagem:

Compartilhar:

Ministra do TSE declara-se suspeita para julgar recurso de Arruda

Criado em 21/08/14 19h35 e atualizado em 21/08/14 19h55
Por Da Agência Brasil Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

A ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), declarou-se suspeita, “por motivo de foro íntimo”, para julgar o recurso do candidato do PR ao governo do Distrito Federal (DF), José Roberto Arruda. Com a decisão, o processo será redistribuído para outro ministro.

Confira no Portal EBC:

Eleitores do Rio denunciaram 3.158 casos de propaganda irregular este ano

Saiba quem são os sete candidatos que disputam o governo do estado de Goiás

Em 2010, a ministra atuava como advogada e prestou serviços a Arruda, então governador do DF. De acordo com o Código de Processo Civil, o juiz pode se declarar impedido para julgar um processo, sem explicitar o motivo. 

No recurso apresentado ao TSE, os  advogados alegam que Arruda, barrado pela Lei da Ficha Limpa, não está inelegível e deve ter o registro concedido. No dia 12 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal indeferiu a candidatura pelo fato dele ter sido condenado por improbidade administrativa pela segunda instância da Justiça, uma das condições de inelegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa.

A defesa do candidato argumentou que a condenação ocorreu após o dia 5 de agosto, quando terminou o prazo para o pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral e que, portanto, ele não poderia ser enquadrado pela lei. Mesmo com a impugnação, o candidato pode fazer campanha normalmente.

No dia 9 de julho, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal condenou Arruda em uma das ações referentes à Operação Caixa de Pandora, que investigou o esquema de corrupção que ficou conhecido como mensalão do DEM.


Editora: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário