one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tela de celular com aplicativos

Imagem:

Compartilhar:

Pesquisa da UFPE busca desenvolver ferramentas para construção colaborativa da web

Criado em 16/05/13 08h32 e atualizado em 16/05/13 11h42
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Tela de celular com aplicativos
Com a evolução da web, o usuário tem mais possibilidades de interação e produção de conteúdo (Bonnie Brown / Creative Commons)

A evolução da web tem tornado a utilização dos conteúdos on-line um processo cada vez mais participativo. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade Federal de Pernambco (UFPE) desenvolvem, em um grupo de estudos do Centro de Informática, novas ferramentas para lidar com este público cada vez mais presente e atuante. Estas são as chamadas Social Machines (máquinas sociais).

O grupo, orientado pelo professor Silvio Meira, faz investigações para definir um conceito de social machines, e a partir de então, ter um paradigma para o desenvolvimento de sistemas de software que na prática unem processos computacionais com processos sociais. “A partir do momento em que você permite interação, compartilhamento e co-criação de conteúdos, esta é uma forma de implementar esses processos sociais”, explica o pesquisador Vanilson Buregio.

Leia também:

www2013 debate a internet até a próxima sexta-feira

Aumento do acesso às redes sociais multiplica número de “produtores de notícia”

Brasileiros criam site que identifica usuários do Twitter que falam mal do trabalho

O aumento dos serviços em que é possível que o usário tenha interação e produção de conteúdo, como Youtube Wikipedia, tem tornado as “máquinas sociais” cada vez mais evidentes, segundo Buregio. “Hoje a web é programável. Você consegue criar aplicações a partir de serviços já existentes. É muito fácil, hoje, pegar um aplicativo de celular e usar serviços que já existem para criar novos sistemas”, afirma o pesquisador.

Buregio fez uma apresentação na conferência www2013, que é realizada durante esta semana no Rio de Janeiro. O trabalho da UFPE abriu as discussões sobre Social Machines e foi o único representante brasileiro nos debates sobre o assunto. Se você se interessou pelo tema, pode ter mais informações no site do pesquisador Vanilson Buregio.

Esta é a 22ª edição da conferência WWW, e pela primeira vez o evento é realizado no Brasil. O evento terá ainda palestras do cientista brasileiro Miguel Nicolelis, que falará sobre as possibilidades de interação entre o cérebro humano e as máquinas com o uso da internet, e de Tim Berners-Lee, considerado o “pai da web” por ter criado, há 20 anos, os protocolos que deram vida à World Wide Web. Nesta quinta-feira (16/05), ele participa de um painel com o deputado Alessandro Molon para falar sobre a neutralidade da rede e o Marco Civil da Internet.

Assista aqui Vanilson Buregio explicando o que são as Social Machines:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário