one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Facebook Privacidade

Imagem:

Compartilhar:

Boato do Facebook que fala sobre cobrança e privacidade dos usuários é falso

Criado em 09/07/13 14h32 e atualizado em 09/07/13 15h21
Por Portal EBC

facebook hoax
facebook hoax (Reprodução)

Após as denúncias de que o governo norte-americano teria acesso a dados virtuais de brasileiros, usuários do Facebook começaram compartilhar uma mensagem falsa sobre a cobrança do serviço dessa rede social. O boato informa que "os fiscais do face darão início a busca seletiva avançada a procura desse aviso no seu mural" e que poderão cobrar uma taxa dos internautas que não compartilharem o texto. A mensagem mistura os debates sobre privacidade na web e diz que a informação teria sido divulgada por programas de televisão.

Contudo, a informação trata-se apenas de um hoax, ou seja, uma mensagens alarmista com conteúdo falso. Hoaxes desse tipo já aconteceram outras vezes, principalmente no Facebook. A assessoria de imprensa da Rede Social no Brasil inclusive padronizou uma resposta, dizendo que o serviço será sempre gratuito.

Saiba mais sobre os hoaxes

Independente do futuro da rede social, correntes virtuais, além de gerarem desinformação, podem trazer outros ricos. É o que já alertou o pesquisador sobre liberdade na web, Paulo Rená, ao Portal EBC em fevereiro de 2013. Rená explica que a republicação desse material não garante nenhuma segurança em relação aos dados pessoais dos usuários. Ele reforça que as pessoas precisam ficar atentas aos termos e regras de uso desses espaços virtuais.  “Por isso, é importante a discussão que acontece no Brasil para se ter uma legislação que possa proteger os usuários em casos de abusos desses termos" , apontou.

Leia também:

Fique alerta: novo boato envolvendo privacidade no Facebook fala de “gráfico app”

Mais um boato tenta confundir usuários sobre privacidade no Facebook

O que é o Marco Civil da Internet?
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário