one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Primeiro nanosatélite brasileiro será lançado em julho

Imagem:

Compartilhar:

Agência Espacial Brasileira usa internet para estimular interesse de jovens

Criado em 10/10/14 16h01 e atualizado em 08/04/15 17h04
Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

O primeiro foguete brasileiro com propulsor a etanol foi lançado em Alcântara

Foguete lançado pela Aeronáutica que usa o etanol como combustívelAeronáutica /Divulgação

Para estimular o interesse de jovens pelas atividades aeroespaciais, a Agência Espacial Brasileira (AEB) abriu, no seu site, um espaço que reúne diversos projetos e atividades aeroespaciais desenvolvidas por ela e por universidades, além de instituições parceiras que ensinam e executam atividades aeroespaciais. A AEB perdeu, em 2003, os principais especialistas da área com o acidente na Base de Alcântara.

O foco da página está voltado, segundo a agência, “para a educação, o desenvolvimento tecnológico e a formação de recursos humanos” na área de engenharia aeroespacial. Chamado de E2T (sigla para Educação, Espaço e Tecnologia), o espaço online apresenta projetos como os nanossatélites o NanosatBR1, o AESP-14, o Projeto Serpens, o ITASat, e o UbatubaSat.

Leia também:

Estudantes brasileiros disputam Olimpíada Latino-Americana de Astronomia

Banda larga móvel: saiba o que é e como funciona a tecnologia 4G

Com peso entre 1 e 5 quilos, os nanosatélites têm diversos tipos de aplicações. Em geral, são usados para o sensoriamento remoto da superfície terrestre, por meio de fotografias de alta resolução objetivando a coleta de dados meteorológicos e hidrográficos. Também são usados como instrumento de medição do desmatamento e das irradiações atmosféricas, além de outros tipos de experiências científicas.

Os nanosatélites têm vantagens em relação aos satélites normais, como menor custo e, devido a menor dimensão, são mais baratos, fáceis e rápidos de serem colocados em órbita. São, também, mais fáceis de operar e têm uma engenharia de sistema mais integrada. Apesar de pequenos, eles têm todas as partes dos grandes satélites: antenas, comunicação por rádio, sistema de controle de energia, painel solar, estrutura (uma espécie de esqueleto do satélite), computador de bordo, sistemas de posicionamento e de propulsão. A diferença é que todas elas estão em apenas um compartimento.

Editor Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário