one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rio de Paz presta homenagem ao cinegrafista Santiago Andrade

Imagem:

Compartilhar:

MPT deve debater necessidade de EPIs para profissionais de comunicação

Criado em 12/03/14 15h21 e atualizado em 22/07/14 14h13
Por Noelle Oliveira e Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

Rio de Paz homenageia o cinegrafista Santiago Andrade
O cinegrafista Santiago de Andrade foi atingido por um rojão enquanto filmava o conflito entre policiais e manifestantes (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

No começo de fevereiro, uma manifestação no Rio de Janeiro contra o aumento das passagens de ônibus reacendeu o debate sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de comunicação.

O cinegrafista Santiago de Andrade foi atingido por um rojão enquanto filmava o conflito entre policiais e manifestantes. O profissional de comunicação não estava de capacete no momento em que foi atingido e teve morte cerebral dias depois.

Em decorrência do acidente, o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) planeja investigar se havia necessidade do uso de EPI nesse caso. Caso seja instaurada, a ação pode levar à adoção de medidas para garantir a segurança dos jornalistas em eventos similares.


Conheça as medidas de segurança do trabalhador passo-a-passo::

Acesse o especial completo sobre EPIs:

Saiba o que é EPI e quando usar o equipamento de proteção individual

Segurança: Cerca de 390 empresas são fiscalizadas por dia no Brasil

Empresas que não cumprem medidas de segurança podem ser interditadas pelo MPT

Brasil precisa de um quadro extra de 5,2 mil auditores para fiscalização


O uso de equipamento de proteção individual é indicado quando há risco iminente ao trabalhador. De acordo com o procurador-chefe do MPT do DF e Tocantins, Alessandro de Mirando, o EPI não isenta a empresa de tomar outras medidas de prevenção à segurança e saúde do profissional. 

Sobre a necessidade de que empregados de comunicação usem os EPIs, Miranda afirma que o tema deve ser discutido em âmbito nacional em todas as procuradorias do trabalho.  “Por ser um caso mais recente no país, o uso de capacetes por esses profissionais depende, antes de tudo, de avaliação e estudos técnicos”, aponta. Veja mais:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Contudo, segundo o procurador, é provável que o entendimento dos procuradores seja de que, assim como policiais usam capacetes em protestos para se proteger, outros profissionais (de áreas diversas) também devam utilizar EPIs.

A opinião é compartilhada pelo auditor e vice-presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho, Carlos Silva. “A discussão é pertinente e necessária e não envolve apenas capacetes, mas também outros equipamentos que poderiam garantir a segurança em grandes coberturas, como é o caso de calçados apropriados para áreas de  inundações e enchentes e coletes em ações policiais”, exemplificou.

Desdobramentos

Após a morte do cinegrafista, entidades de comunicação pediram audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para debater protocolos comum com o governo de proteção a jornalistas em protestos.

Já o governo pretende enviar um projeto de lei ao Congresso para disciplinar as manifestações de rua e sugere um manual de condutas das polícias em relação aos profissionais de comunicação.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário