one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Wikimedia Commons

Compartilhar:

Gol da Alemanha! Veja o 7 x 1 que a seleção enfrenta há dois anos

Criado em 08/07/16 12h03 e atualizado em 08/07/16 13h08
Por Edgard Matsuki Edição:Priscila Ferreira - Portal EBC

Há exatos dois anos, a seleção brasileira sofria a derrota mais vexatória de sua história. Diante de um Mineirão lotado, o Brasil tomou 7 a 1 da Alemanha e foi eliminado da pior forma possível da Copa do Mundo, no dia 8 de julho de 2014. Desde então, o futebol brasileiro parece não ter se encontrado. A prova disso está no fato de que é possível fazer a “reconstituição” dos 7 a 1 só contando fatos que aconteceram com a seleção desde aquele fatídico dia.

0 x 1 – Mais um vexame na Copa do Mundo - 12/07/2014

Totalmente desmotivado e ainda sem Neymar (que estava lesionado e não participou da semifinal contra a Alemanha), o Brasil foi para a disputa do 3º lugar contra a Holanda. O jogo era a chance de se despedir da Copa de forma mais digna, mas o 3 a 0 e o massacre sofrido fez com que jogadores desejassem que aquela Copa do Mundo terminasse o mais rápido possível.

0 x 2 - A nova "era Dunga" – 20/07/2014

Depois da Copa do Mundo, o que os torcedores mais queriam era uma mudança. Felipão, que era conhecido pelo feito título mundial de 2002, estava com a pecha de ultrapassado. Para o lugar dele, torcedores pediam “sangue novo”. Nomes como o Tite, Muricy Ramalho e até de estrangeiros (como o espanhol Guardiola) estavam cotados. Contudo, a CBF surpreendeu e escolheu Dunga (técnico derrotado na Copa de 2010) para assumir o cargo. A escolha gerou desconfiança.

0 x 3 – José Maria Marin é preso – 27/05/2015

Apesar de extremamente contestada, a gestão do grupo de preside a CBF parecia intocável. Tudo mudou no dia 27 de maio de 2015. Em uma operação deflagrada pela Justiça dos EUA, o ex-presidente da CBF José Maria Marin foi preso em Zurique, na Suíça. A prisão foi efetuada antes de um congresso da FIFA. Marin acabou extraditado para os EUA e ofereceu garantias para ficar em prisão domiciliar em um luxuoso hotel.

0 x 4 - Brasil cai na Copa América – 27/06/2015

A primeira competição disputada pela seleção brasileira após a Copa do Mundo foi a Copa América do Chile. Invicto até então (veja mais detalhes no último item), a seleção parecia terrecuperado o favoritismo. Porém, com a expulsão e a suspensão de Neymar, a seleção desandou: perdeu para a Colômbia por 1 a 0 e foi eliminada pelo Paraguai nos pênaltis nas quartas de final.

0 x 5 - Del Nero se licencia e volta à Presidência da CBF – 07/01/2016

Após o escândalo de corrupção envolvendo Marin e outros dirigentes, a pressão sobre Marco Polo Del Nero aumentou significativamente. Depois de ser convocado para falar na CPI do futebol do Senado e ser indiciado por suspeita de corrupção, ele se licenciou da CBF em dezembro de 2015. Em seu lugar, ficou o coronel Antonio Carlos Nunes. Em abril, Del Nero reassumiu o posto.

0 x 6 - Início irregular nas Eliminatórias – 29/03/2016

A eliminação na Copa América não abalou o posto de Dunga. Afinal, o foco da seleção era a classificação para a Copa do Mundo de 2018. Porém, o cargo dele começou a sofrer abalos no início da campanha. Após seis rodadas, o Brasil havia conseguido vencer apenas dois jogos (contra Peru e Venezuela em casa) e estava em sexto lugar na classificação. Ou seja, se a Copa fosse hoje, a seleção estaria fora. Restava ao técnico e ao time tentar provar algo na Copa América Centenário.

0 x 7 – Gol de mão, fiasco e é a vez de Dunga cair - 15/06/2016

Na Copa América Centenário, Dunga teria a última chance de mostrar que poderia continuar na seleção brasileira. Mas a campanha vexatória e a eliminação na primeira fase (com direito a derrota para o Peru com gol de mão) culminaram na demissão do técnico. Quem assumiu a seleção em seu lugar foi Tite, dessa vez unanimidade. Ele entra no comando do time com a obrigação de fazer a seleção engrenar.

1 x 7 - Rei dos amistosos (2014-2016)

Tão insignificante como o gol de Oscar, último da derrota por 7 a 1 para a Alemanha, é o fato que o Brasil manteve 100% de aproveitamento em amistosos desde 2014 até hoje. Ao todo, foram 13 jogos e 13 vitórias. Alguns deles contra adversários fortes como Argentina e França. Ou seja, em jogos amistoso, o Brasil ainda é um adversário respeitável.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário