one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) revela ainda que 7% da população adulta já experimentou a droga em alguma fase da vida, o que equivale a 8 milhões de pessoas.

Imagem:

Compartilhar:

Pesquisa aponta que 64% dos uruguaios reprovam legalização da maconha

Criado em 18/12/12 19h14 e atualizado em 18/12/12 19h26
Por Télam

Mujica
José Pepe Mujica, presidente uruguaio. (Vãctot Santa Marãa / Creative Commons)

Uma pesquisa da empresa Cifra aponta que 64% dos uruguaios são contra a legalização da venda de maconha e de que o Estado se encarregue dessa tarefa, como prevê o projeto de lei do governo do presidente José Mujica, atualmente em debate no parlamento uruguaio.

A consulta revela também que 53% daqueles que se definem como eleitores da Frente Ampla, coalizão de esquerda que apóia o governo, também se opõem à iniciativa. De acordo com a pesquisa, apenas 26% da população apoiam o projeto oficial.

Os índices de reprovação chegam a 83% para o caso daqueles que se definem como simpatizantes do Partido Nacional e a 82% para os simpatizantes do Partido Colorado, ambos da oposição. No recorte por idade, estão contra o projeto 53% dos jovens entre 16 e 29 anos, 61% por cento dos adultos entre 30 e 44 anos, e 67% dos que tem entre 45 e 59 anos e 70% dos maiores de 60 anos.

Leia também:

Governo dá respaldo para criação do Instituto Nacional da Cannabis

Uruguai quer legalizar maconha para controlar consumo

Mujica indica que fará plebiscito sobre descriminalização do aborto

Mujica faz discurso emocionado ao lembrar Niemeyer

Argentina e Uruguai trocarão informações sobre ditaduras

Projeto

O projeto da lei autoriza o Estado a assmir “o controle e a regulação das atividades de importação, exportação, plantação, cultivo, colheita, produção, aquisição, armazenamento, comercialização e distribuição de maconha e seus derivados”. O Instituto Nacional de Cannabis (INCA), que seria criado a partir da lei, seria encarregado de autorizar o cultivo e os locais de venda.

O projeto prevê habilitar o cultivo de até seis plantas de maconha com uma colheita máxima de 480 gramas anuais para uso doméstico, “destinado ao consumo pessoal ou compartilhado dentro de casa” e permite a instalação de clubes com até 15 sócios que poderão cultivar 90 plantas.

O expresidente Tabaré Váquez (2005-2010) também da Frente Ampla, antecessor de Mujica, apontado por analistas como o principal candidato a presidência em 2014, expressou suas dúvidas sobre o plano do atual governo. “O consumo de maconha é tão ou mais nocivo que o tabaco e os países que a legalizaram estão repensando essa situação”, disse o expresidente. “Não tem que consumir maconha, pura e simplesmente, não tem que consumir”, afirmou Vásquez recentemente.

De acordo com dados da Junta Nacional de Drogas, 20% dos uruguaios de idades entre 15 e 65 anos consumiu maconha alguma vez na vida, e 8,3% consumiram no último ano.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário