one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cortejo durante a Mostra de Cinema de Tiradentes.

Imagem:

Compartilhar:

Seis cidades históricas de Minas Gerais se unem pelo carnaval de antigamente

Criado em 06/02/13 12h32 e atualizado em 06/02/13 13h05
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Cortejo durante a Mostra de Cinema de Tiradentes
Cada bloco de Tiradentes (MG) devidamente registrado receberá um patrocínio de R$1 mil da Prefeitura. (foto: Overmundo / Creative Commons)

Resgatar os elementos do carnaval de antigamente, celebrado em torno das marchinhas e dos blocos de rua. Foi com esse objetivo que o prefeito de Tiradentes (MG), Ralph Justino, propôs a criação da Associação do Carnaval das Cidades Históricas em 2009. A ideia conta hoje com a adesão de outros cinco municípios mineiros: Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Sabará e São João Del-Rei.

Segundo Mariana Cavalcanti, secretária de turismo e cultura de Tiradentes, a iniciativa estava um pouco adormecida, mas ganhou fôlego nesse início de 2013. "Ralph foi reeleito e os novos prefeitos das outras cidades iniciaram o mandato com a disposição de alavancar a Associação. Já estamos com alguns projetos aprovados na Lei de Incentivo à Cultura, mas ainda não conseguimos fazer a captação dos recursos", explica.

LEIA TAMBÉM:
- Carnaval de Tiradentes investe nos blocos tradicionais da cidade
- Ouro Preto tem programação extensa e variada
- Programação do carnaval de São João Del-Rei celebra 300 anos da cidade
- Confira a programação do carnaval de Diamantina

- Minas Gerais lança Carnaval das Cidades Históricas

Os frutos desses projetos deverão ser colhidos a partir do carnaval de 2014. Mas há um pacto entre as seis cidades para que os orçamentos municipais destinados à folia deste ano sejam direcionados para estimular os festejos tradicionais.

A medida surge como reposta a uma tendência que vinha se observando em Minas Gerais. Nos últimos anos, o carnaval vinha se descaracterizando em alguns municípios que, seguindo uma lógica comercial, passaram a oferecer uma programação estruturada em torno do trio elétrico e das atrações pagas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário