one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Todas as vacinas do calendário básico infantil estarão disponíveis

Imagem:

Compartilhar:

Governo do Rio muda data do Dia D de vacinação contra pólio e sarampo

Criado em 21/11/14 13h48 e atualizado em 26/11/14 14h55
Por Da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas

O governo do Rio de Janeiro alterou para 29 de novembro o Dia D, da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, em todos os municípios. Nas demais regiões do Brasil, a campanha será amanhã (22). A vacinação segue até o dia 28 em todo o país mas, devido à alteração, o Rio terá um dia a mais de campanha.

A mudança, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), ocorreu por causa do feriado do Dia da Consciência Negra, decretado em todos os municípios fluminenses desde 2002. Com isso, a secretaria espera conseguir mais adesão na próxima semana.

Até o momento, a campanha de vacinação imunizou 48% do público contra a pólio e 34% contra o sarampo em todo o estado. De acordo com a SES-RJ, a taxa ainda está distante da meta, que é imunizar 95% das crianças integrantes do público-alvo da campanha contra as duas doenças. A cobertura vacinal em todo país também está baixa, não chegando a 50% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

Na capital, os números são melhores, mas ainda distantes da meta. De acordo com a Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, em dez dias de campanha, cerca de 210 mil crianças foram imunizadas contra o vírus causador da paralisia infantil, o que representa 60% da população-alvo. Contra o sarampo, foram vacinadas no período mais de 133 mil crianças, número equivalente a uma cobertura de 43%.

O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da secretaria estadual, Alexandre Chieppe, lembra a importância de maior cobertura da vacina para proteger a população do Rio de Janeiro contra as duas doenças.

“A poliomielite já está erradicada no Brasil, mas isso não torna menos importante a imunização". disse Chieppe. No Brasil, não há registros de novos casos de paralisia infantil.

Leia também no Portal EBC:

Confira a nota do seu plano de saúde em avaliação da ANS

Para FAO, nutrição precisa deixar de ser uma escolha individual

Especialistas alertam para ligação entre nutrição, câncer e doenças crônicas

Segundo o superintendente o mesmo acontece com o sarampo. A doença voltou a ter notificações em algumas regiões do país. “É importante manter a vigilância e as crianças imunizadas. A vacinação continua sendo a melhor forma de prevenção”, destacou Chieppe.

A secretaria informou que, no dia D, mais de 1.500 postos de saúde serão mobilizados em todos os municípios e estarão abertos das 8h às 17h. Contra a poliomielite devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 4 anos. Já a vacinação contra o sarampo está indicada para crianças de 1 ano a 4 anos. A vacina aplicada poderá ser a tríplice viral ou a tetra viral, conforme a idade e a avaliação da caderneta de vacinação feita pelos profissionais de saúde.

*Matéria alterada às 14h38 do dia 26/11/2014 para correção de informação. Diferentemente do informado, não há registro de novos casos de paralisia infantil no país

Editor: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário