one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Gonzagão se apresenta com o seu conjunto, ao lado de Marinês, mãe do maestro Marcos Farias e comadre de Luiz Gonzaga. (foto do arquivo pessoal de Marcos Farias, afilhado de Luiz Gonzaga)

Imagem:

Compartilhar:

Brasil celebra os 100 anos de Gonzagão, Jorge Amado, Nelson Rodrigues e Mário Lago

Criado em 17/12/12 16h43 e atualizado em 21/12/12 19h13

Gonzagão
Gonzagão fala ao telefone observado por integrantes de seu conjunto musical  (Marcos Farias / Arquivo Pessoal)

Grandes nomes da cultura brasileira do século XX foram festejados em 2012. É o caso de Luiz Gonzaga, Jorge Amado, Nelson Rodrigues e Mário Lago, que ganharam celebrações por ocasião de seus centenários. Outro aniversariante ilustre foi o jornalista e escritor Ziraldo, que comemorou 80 anos de vida neste ano.

#Gonzaga100 - A festa em torno dos 100 anos de Gonzagão motivou lançamentos de livros e discos, além de festivais e shows que movimentaram o país. No estado natal do Velho Lua, a festa foi digna de um rei. Por três dias, nomes como Fagner, Alceu Valença, Dominguinhos, Gilberto Gil, Chambinho do Acordeom e Elba Ramalho homenagearam Gonzaga com shows no Recife e em Exu, cidade onde nasceu o filho de Januário. O cantor e compositor também foi homenageado pela presidenta Dilma Rousseff, durante a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultura, dedicada a Gonzaga em 2012.

Houve homenagens a Gonzaga também nos festivais de música da Rádio Nacional FM de Brasília e das Rádios Nacional e MEC AM do Rio de Janeiro. No Portal EBC, o Reio do Baião ganhou página exclusiva com dados de sua biografia, fotos, vídeos e a cobertura completa de todos os eventos que celebraram seu nome. A hashtag #Gonzaga100 movimentou as redes sociais e levou ao público da web a obra de Gonzagão.

Assista abaixo ao bate-papo entre Fagner, Chambinho do Acordeon, Antônio Barros e Cecéu com histórias e canções de Gonzaga.
 


 

Jorge Amado
O escritor baiano faria 100 anos se estivesse vivo (Divulgação)

Literatura - Um dos mais consagrados autores brasileiros, Jorge Amado, também teve seu centenário celebrado em 2012. Amado nasceu em Ilhéus, na Bahia, onde passou grande parte da infância. Publicou 32 livros que venderam mais de 30 milhões de exemplares no Brasil e foram traduzidos para 29 idiomas. Casou-se com a também escritora Zélia Gattai e morreu em Salvador, aos 89 anos de idade.

 

O dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro Nelson Rodrigues, se vivo, também completaria 100 anos em agosto deste ano. Nelson é autor de obras como "O Beijo no Asfalto", "Toda Nudez Será Castigada" e "Vestido de Noiva". Ele se intitulava como um anjo pornográfico, menino que via o amor pelo buraco da fechadura. Nelson é considerado um dos inventores do teatro moderno brasileiro.

Imagem - Nelson Rodrigues mudou o jeito de fazer teatro
Nelson Rodrigues mudou o jeito de fazer teatro (Cedoc/Funarte)

Saudades de Lago – Ator, poeta e compositor, Mário Lago é autor de canções clássicas como “Ai que saudades da Amélia”, “Aurora” e “Nada Além”. Tem extensa obra em teatro e televisão e é mais uma artista que ganhou merecidas homenagens por seus 100 anos em 2012. O Samba na Gamboa não podia deixar de celebrar Lago e, pra isso, convidou os artistas Chamon e Pedro Amorin. Confira:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário