one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conselho de Segurança da ONU, em Nova York

Imagem:

Compartilhar:

Conselho de Segurança da ONU discute situação no Oriente Médio

Criado em 23/01/13 06h57 e atualizado em 23/01/13 08h01
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Conselho de Segurança da ONU cancela reunião devido à passagem do Furacão Sandy
Conselho de Segurança da ONU discute situação no Oriente Médio. (Foto: Wikimedia/ Creative Commons)

Brasília – O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reúne hoje (23) para discutir a situação no Oriente Médio e as negociações entre israelenses e palestinos. A reunião ocorre no dia seguinte às eleições parlamentares em Israel, que registraram empate técnico entre os blocos de direita e centro-esquerda. As negociações de paz em Israel foram interrompidas após o governo intensificar a ampliação de colônias israelenses na Cijsordânia e em Jerusalém Oriental.

Em carta enviada há dez dias ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o representante do Estado da Palestina na ONU, Ryad Mansour, apelou para a interferência das Nações Unidas no tema. "Há um flagrante desrespeito pela lei internacional, o que exige atenção urgente e uma ação responsável da comunidade internacional", disse o diplomata palestino.

LEIA TAMBÉM:

ONU discute hoje atuação de 15 missões de paz em áreas de conflito

Número de refugiados sírios chega a 600 mil

Ban Ki-moon: proposta de Assad não contempla iniciativa da ONU

Em dezembro, o governo israelense anunciou a construção de mais de 6 mil novas casas em áreas ocupadas pelos palestinos, principalmente na região denominada E-1, em Jerusalém Oriental, seus arredores e a Cisjordânia. Para os palestinos, é uma maneira de punir a população e manter a política do Estado único.

O Brasil é contra a expansão das colônias em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia. Em vários discursos, a presidenta Dilma Rousseff defendeu o direito a dois Estados autônomos – o de Israel e o da Palestina.

Os palestinos reclamam que a construção de casas por Israel em território ocupado leva ao confisco de terras, isolamento de aldeias e impedimento de acesso a escolas, hospitais, mercados e fazendas. "Todas essas questões agravam a situação e as tensões no terreno”, disse o representante da Palestina na ONU.

“Devemos enviar uma mensagem clara e forte a Israel para que cesse imediatamente suas políticas ilegais e se comprometa com a paz”, reiterou Mansour.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário