Protagonismo juvenil na #ArenaRio20. Confira depoimentos

Rio de Janeiro

A valorização e consolidação do espaço social da juventude, com destaque para a experiência brasileira, foi um dos temas da Arena Socioambiental. A equipe EBC na Rede acompanhou de perto as discussões, e trouxe o depoimento, as impressões e as reinvidicações de jovens protagonistas para o desenvolvimento social sustentável.

Gog

O rapper brasiliense Gog levantou a bandeira do movimento hip hop e da juventude negra: “Nessa grande mesa chamada Brasil, este canal nunca é levantado”, queixa-se. Para ele, a juventude negra ainda encontra barreiras para incluir temas de interesse em discussão. “A gente passa uma espécie de lustra-móveis nestas questões, e elas devem ser discutidas em seu pré-sal”.

 

Mateus Fiorentini

Membro da Comissão de Relações Internacionais da União Nacional dos Estudantes (UNE) e secretário-geral da Organização Continental Latinoamericana e Caribenha de Estudantes (Oclae), Mateus salientou que a juventude brasileira vive um momento de otimismo diante dos avanços sociais, em especial na ampliação do acesso ao ensino superior. “Acreditamos muito no Brasil, mas isso ainda é muito pouco diante dos desafios que o país tem, como colocar a grande massa da juventude brasileira na universidade”.

 

Léa Marques

A assessora da Secretaria Nacional de Juventude da Central Única dos Trabalhadores (CUT) afirma que a juventude precisa estar incluída e ser protagonista em um novo modelo de sociedade. “E este modelo só vai ser sustentável se a juventude e o trabalho decente para os jovens for prioridade”, afirma.

 

Manuela Braga

Para ilustrar o nível de envolvimento da juventude nas questões de desenvolvimento ambiental sustentável, a presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) trouxe à roda de debates os resultados das discussões do I Seminário de Meio-Ambiente promovido pela entidade. “A gente acha que o Brasil precisa crescer, que ele está crescendo, mas para que o Brasil cresça verdadeiramente, a gente precisa ter um desenvolvimento social em conjunto”.

Fonte: EBC - Empresa Brasil de Comunicação

Conteúdo relacionado: