O que é a Rio + 20? Como o próprio nome indica, a Conferência das Nações Unidadas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) é uma conferência organizada pela ONU sobre o desenvolvimento sustentável nas suas três dimensões: desenvolvimento econômico, justiça social e respeito ao meio ambiente, tanto na esfera pública, como na privada e na individual. Durante o encontro, chefes de Estado e de Governo dos países-membro das Nações Unidas irão debater as diretrizes para o futuro do planeta, pautados pelos temas ‘Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza’ e ‘Quadro institucional para o desenvolvimento sustentável’. A Rio+20 marca o aniversário de 20 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como Rio 92 ou ECO 92, e os 10 anos da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 10). Paralelamente à Rio + 20 está prevista uma serie de eventos com a participação da sociedade civil, a exemplo dos encontros dos Major Groups e da Cúpula dos Povos.

Quando acontece? A Rio+20 ocorrerá no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro, em três momentos. Entre os dias 13 e 15 de junho será realizada a III Reunião do Comitê Preparatório, quando líderes mundiais se reunirão para discutir quais documentos serão adotados na Conferência. De 16  a 19 de junho acontecem os encontros com a sociedade civil e, entre os dias 20 e 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, quando se reúnem os chefes de Estado e de Governo dos países-membro da Organização das Nações Unidas (ONU).

Onde acontece?

 Espaços oficiais da Rio+20 – ver mapa com a programação

  • RiocentroLocal de circulação restrita à ONU, onde serão realizadas as sessões plenárias e demais negociações oficiais da Rio + 20
  • Parque dos AtletasExposição de empresas e países
  • Autódromo da BarraConcentração e exposição da sociedade civil
  • Arena da BarraRetransmissão das atividades no Riocentro e realização de atividades da sociedade civil
  • MAMExposição de stakeholders institucionais
  • Vivo RioÁrea de atividades complementares de parceiros, apoiadores e fornecedores
  • Monumento aos Mortos da Segunda Guerra MundialÁrea de atividades complementares da sociedade civil
  • Píer Mauá e Galpão da CidadaniaÁrea de atividade e programação paralelas dos Major Groups das Nações Unidas
  • Quinta da Boa VistaAtividades extras

O que foi a Rio 92 ou ECO 92? A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também chamada de Rio 92, ECO 92 ou Cúpula da Terra, ocorreu em junho de 1992 no Rio de Janeiro e é considerada pela ONU a mais importante conferência sobre meio ambiente e desenvolvimento. O encontro teve como principal tema a discussão sobre o desenvolvimento sustentável e sobre como reverter o processo de degradação ambiental. O evento foi acompanhado por todo o mundo e contou com a participação de 100 chefes de Estado, representantes de 178 países e cerca de 17 mil participantes.

O que é a Agenda 21? A Agenda 21 pode ser considerada um dos principais resultados práticos da ECO 92. Trata-se de um conjunto de resoluções elaborado para ser aplicado de forma global, nacional e localmente, por organizações do Sistema das Nações Unidas, governos e membros da sociedade civil para cada área onde a atividade humana causa impactos ao meio ambiente. Principais temas: combate à pobreza; cooperação entre as nações para chegar ao desenvolvimento sustentável; sustentabilidade e crescimento demográfico; proteção da atmosfera; planejamento e ordenação no uso dos recursos da terra; combate ao desmatamento das matas e florestas no mundo; combate à desertificação e seca; preservação dos diversos ecossistemas do planeta com atenção especial aos ecossistemas frágeis; desenvolvimento rural com sustentabilidade; preservação dos recursos hídricos, principalmente das fontes de água doce do planeta; conservação da biodiversidade no planeta; tratamento e destinação responsável dos diversos tipos de resíduos (sólidos, orgânicos, hospitalares, tóxicos, radioativos); fortalecimento das ONGs na busca do desenvolvimento sustentável; e educação como forma de conscientização para as questões de proteção ao meio ambiente.

O que são os Major Groups? Os Major Groups ou Grupos Principais surgem durante a ECO 92, a partir da constatação de que a sociedade civil organizada é um agente tão importante quanto os governos para a construção do desenvolvimento sustentável. A Agenda 21 organizou nove grupos em categorias principais, por meio dos quais os cidadãos podem participar das atividades da ONU. São eles: Agricultores; Autoridades Locais; Comunidade Científica e Tecnológica; Crianças e Jovens; Mulheres; Negócios e Indústrias; Organizações Não-Governamentais; Povos Nativos; Trabalhadores e Sindicatos.

O que foi a Rio + 10? Dez anos depois da ECO 92, a cidade de Joanesburgo, na África do Sul, foi sede da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+10. Mais uma vez, chefes de Estado e de Governo dos países-membro da ONU se reuniram para debater os avanços alcançados até aquele momento e os desafios para os anos seguintes. O encontro resultou na Declaração de Joanesburgo, no qual os líderes mundiais reafirmaram o compromisso de priorizar a luta contra as condições que ameaçavam o desenvolvimento sustentável, tais como, desnutrição, conflitos armados, tráfico humano, intolerância e incitamento ao ódio racial.

O que é Cúpula dos Povos na Rio+20? É um evento organizado pela sociedade civil global que ocorrerá entre os dias 15 e 23 de junho, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, paralelamente à Rio+20. O encontro será organizado em grupos de discussão autogestionados, na Assembleia Permanente dos Povos, que será o principal fórum político da Cúpula.