OIT: Economia Verde deve reduzir doenças relacionadas a trabalho

Brasília

Evan Schneider/ONU

Diretor-Geral da OIT, Juan Somavia

Em uma mensagem para celebrar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado em 28 de abril, o Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavia, afirmou que a segurança e a saúde no trabalho são elementos fundamentais para o desenvolvimento sustentável.

De acordo com a OIT, dois milhões de pessoas morrem todo ano em decorrência de acidentes e doenças vinculadas ao trabalho, 160 milhões contraem doenças ligadas à atividade profissional e 270 milhões de acidentes laborais ocorrem todo ano. Para Somavia,  a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) será uma oportunidade para os países darem prioridade à promoção de locais de trabalho mais seguros, como parte de uma abordagem inclusiva de desenvolvimento que leva em conta as necessidades das pessoas.

“A experiência já mostrou que algumas substâncias, embora ambientalmente sustentáveis, podem ser mais perigosas para a saúde do trabalhador”, disse Somavia. “Consequentemente, as energias renováveis, a gestão de resíduos e a reciclagem, bem como a mudança das indústrias tradicionais para uma matriz limpa devem ser abordadas desde o início com um olhar para a segurança e os desafios da saúde”.

Na última semana, a OIT lançou um relatório em que aborda as diferentes indústrias verdes e alerta que algumas atividades podem oferecer riscos ainda desconhecidos para  a saúde dos trabalhadores.

Fonte: ONU - Organização das Nações Unidas

Conteúdo relacionado: