Um torcedor da Argentina assiste a partida da Copa do Mundo contra o Irão, no último sábado (21)

Imagem:

Compartilhar:

Ao vivo: acompanhe o jogo Argentina x Suíça pelas oitavas de final da Copa do Mundo

Criado em 30/06/14 18h40 e atualizado em 02/01/15 15h23
Por Portal EBC* Edição:Ana Elisa Santana

AP140625-torcedor-argentino-rosto-pintado
Um torcedor da Argentina assiste a partida da Copa do Mundo contra o Irão, no último sábado (21) (© Silvia Izquierdo / AP)

ATUALIZAÇÃO:  Confira como foi a emocionante vitória da Argentina no final da prorrogação [2]

 

Uma das favoritas ao título da Copa de 2014, a Argentina enfrenta a Suíça nesta terça-feira (1º), às 13h, na Arena Corinthians, em São Paulo, pelas oitavas de final da competição. Sem vencer um Mundial desde 1986, a seleção sul-americana aposta no craque Lionel Messi para conquistar o tricampeonato. Passou pela Bósnia na estreia [3], venceu o Irã no final [4] do jogo e teve mais dificuldade na vitória de 3 a 2 contra a Nigéria [5]. Enquanto isso a equipe europeia busca chegar às quartas de final do torneio - o que não acontece há 50 anos. Teve um grupo mais difícil do que a Argentina, e chegou a seis pontos. A equipe venceu de virada o Equador [6], foi goleada pela França [7] e ganhou, com mais facilidade, [8] de Honduras.

A partida entre Argentina e Suíça terá transmissão a partir das 12h30 pelas Rádios EBC (confira a lista das emissoras [9]) e pelo Portal EBC.

Além das Rádios EBC, a rede pública de rádios (formada por 24 emissoras de todo o país) retransmite o jogo. Para acompanhar a partida pelo seu computador, clique no player ao lado ou acesse o site das Rádios EBC [10]. Você também pode baixar o aplicativo no seu smartphone ou tablet e seguir a transmissão pelo seu  dispositivo móvel. A transmissão via internet é restrita ao território nacional.

Acompanhe a cobertura da Copa do Mundo na EBC [11]

Confira a tabela de jogos e classificação [12]

[13]

.

A Argentina, de Alejandro Sabella, deve ser escalada com Romero,  Zabaleta, Federico Fernández, Garay e Rojo, Fernando Gago, Mascherano e Messi,  Ezequiel Lavezzi e Gonzalo Higuaín. 

A Suíça, de Ottmar Hitzfeld, deve ter atuação de Benaglio, Lichtsteiner, Fabian Schär, Djourou e Ricardo Rodriguez, Shaqiri, Behrami Xhaka e Inler,  Admir Mehmedi e Josip Drmic. 

AP20140621-messi-gol
Messi tem quatro gols na Copa (Foto: © Jon Super/AP)

Na fase de grupos a Argentina contou com um talento em especial para resolver os três jogos: Lionel Messi, bola de prata da Fifa. Contra a Bósnia, foi ele que abriu o caminho para a vitória. Diante do Irã, o craque conseguiu achar um gol no final da partida e, contra a Nigéria, foi fundamental para chegar aos 3 a 2. Com a saída precoce de Portugal e Cristiano Ronaldo, as atenções de todo o mundo em relação à capacidade individual estão sobre o argentino. Mesmo sem ter feito partidas geniais, fez a diferença na primeira fase. A dúvida é saber se, com jogos mais complicados, ele manterá o mesmo rendimento. Os sul-americanos apostam ainda no meia Di María, atual campeão da “UEFA Champions League” com o Real Madrid (ESP).

 A Suíça conta com o habilidoso meia Xherdan Shaqiri. Na última partida, mostrou o seu repertório de jogadas e também de oportunismo, quando fez os três gols na vitória sobre Honduras. Ele tem 23 anos e joga no Bayern de Munique (Alemanha). Além dele, a seleção europeia conta com a experiência do zagueiro Stephan Lichtsteiner (Juventus/ITA) e do goleiro Diego Benaglio (Wolfsburg/ALE).  

AP673216796657-shaqiri-comemoracao-1
Shaquiri fez três gols contra Honduras (25) (AP Photo/Felipe Dana)

O retrospecto é largamente favorável à Argentina. Em seis jogos entre as seleções, a Suíça nunca venceu o rival sul-americano. Foram quatro vitórias da Argentina e dois empates. Somados todos os jogos, uma goleada de 14 a 3. As seleções fizeram um amistoso em 2012, e Messi fez três gols em uma vitória por 3 a 1.

Em mundiais, as seleções se encontraram apenas uma vez: na fase de grupos do Mundial de 1966. Mais uma vez, ali houve uma vitória dos hermanos, por 2 a 0.

Para a partida entre Argentina e Suíça, foi escalado um trio sueco. O juiz da partida será Jonas Eriksson.  Ele será auxiliado pelos compatriotas Mathias Klasenius e Daniel Warnmark.

Itaquerão é entregue para teste
Itaquerão terá quinto jogo na Copa (Portal da Copa)

O jogo entre Argentina e Suíça acontece na Arena Corinthians, o Itaquerão, em São Paulo. O estádio pode receber até 62.601 espectadores para jogos da Fifa, e já foi palco de quatro partidas bem equilibradas na Copa do Mundo, mesmo que sem nenhum empate. Na primeira fase, sediou a abertura do evento, com Brasil e Croácia [14], as vitórias do Uruguai sobre a Inglaterra [15], da Holanda  diante do Chile [16], e da Bélgica sobre a Coreia [17]. Saiba mais sobre o I [18]taquerão [18]

Ficha do jogo

Argentina x Suíça

Data: 1º de julho de 2014
Horário: 13h
Estádio: Itaquerão, em São Paulo (SP)
Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia).     
Auxiliares: Mathias Klasenius e Daniel Warnmark (Suécia)
Transmissão: Rádio Nacional do Rio de Janeiro para rede pública de rádios

* Com informações da Fifa.

Edição: Ana Elisa Santana

Tags:  Argentina [19], Suíça [20], Copa do Mundo [21], oitavas [22], Copa 2014 [23], Copa [24], Messi [25], shaquiri [26], Copa [24]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [27] Fazer uma Reclamação [27] Fazer uma Elogio [27] Fazer uma Sugestão [27] Fazer uma Solicitação [27] Fazer uma Simplifique [27]

Deixe seu comentário