Campus da UFRJ na Urca recebe jovens para a Cúpula dos Povos

Rio de Janeiro

Da Agência Brasil

Foto: Divulgação

O campus Urca da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebeu hoje (14) os primeiros participantes do Território das Juventudes, movimento que reúne representantes da juventude mundial e fará parte da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20) e que começa amanhã (15), no Aterro do Flamengo, zona sul da capital fluminense.

A chegada antecipada em um dia, de dezenas de jovens, provocou um certo transtorno nesta quinta-feira já que alguns integrantes de caravanas não sabiam exatamente em que ponto ficariam suas barracas nos jardins do campus. Eles também tiveram algumas dificuldades para inscrição. O local está sendo utilizado como sede do Território das Juventudes, para abrigar jovens interessados em discutir os temas da Cúpula dos Povos.

A organização do evento não esperava pela chegada antecipada dos participantes nesta quinta-feira, e jovens de diversas partes do mundo encontraram certa dificuldade para armar suas barracas nos jardins do campus da UFRJ. A expectativa é que o evento receba 2,2 mil pessoas, sendo 10% deste total formado por representantes de outros países.

De acordo com a agente facilitadora do Território das Juventudes, a romena Diana Tircomnicu, as propostas dos jovens não estão ainda determinadas. Serão definidas a partir das discussões originadas durante o evento. “Não temos propostas pré-estabelecidas. Este vai ser o espaço onde a juventude vai trazer o seu olhar e depois levá-lo para a Cúpula dos Povos”, disse.

Amanhã (15), haverá uma cerimônia de abertura do evento e, nos próximos dias, os jovens se mobilizarão para uma ação global marcada para o dia 20 de junho.

O Território das Juventudes terá tendas para debates na Cúpula dos Povos, as chamadas Rodas de Conversa. O primeiro destes encontros está confirmado para sábado (16), no Aterro do Flamengo. “Nós buscamos trabalhar com a mesma metodologia da Cúpula dos Povos, com atividades autogestionadas pela sociedade civil. Depois, vamos para as plenárias de convergência, que possuem cinco temas. A juventude vai fazer essas reuniões antes das plenárias da Cúpula, para trazer a perspectiva dos jovens para as grandes assembleias”, ressaltou Diana Tircomnicu.

Os cinco temas da Cúpula dos Povos são: a defesa dos bens comuns contra a mercantilização; direitos por justiça social e ambiental; soberania alimentar, energia e indústrias extrativas e trabalho; por uma outra economia; e novos paradigmas.

Edição: Lana Cristina

Fonte: Agência Brasil

Conteúdo relacionado: