UNCTAD: Comércio e regulação têm papéis vitais na economia verde

Doha (Catar)

O comércio internacional desempenha um papel fundamental na expansão da demanda e da oferta de bens e serviços ambientalmente sustentáveis e na mudança para um desenvolvimento mais verde, disseram especialistas reunidos em um painel na 13ª sessão da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). A UNCTAD XIII ocorre em Doha no Catar e se encerra hoje (26/04) .

Os especialistas ressaltaram que o comércio será fator essencial na manutenção do crescimento econômico sem aumentar os riscos ambientais, ou as desigualdades e a pobreza – e enfatizaram a importância de tratar da questão na Conferência Sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada no Rio de Janeiro, em junho.

Durante a discussão no painel de quarta-feira (26/04), o Secretário-Geral da UNCTAD Supachai Panitchpadki comentou que enquanto os mercados podem ajudar nas transformações estruturais necessárias no caminho da Economia Verde, governos desempenham um papel essencial como reguladores e apoiadores de políticas de comércio sustentável. Para ele, o comércio pode estimular a difusão de tecnologias limpas para os países ao transmitir preferências ambientais crescentes de consumidores nos mercados mundiais.

Panitchpadki recomendou a criação de uma iniciativa que pudesse ajudar os países em desenvolvimento a ampliar oportunidades de comércio que surgem da emergente Economia Verde global, assim como a criação do Fórum de Economia Verde, onde os Estados possam dialogar e responder a preocupações sobre “protecionismo verde”. Muitos países temem que a implementação de medidas mais ecológicas possam colocá-los em desvantagem no mercado global.

Os membros do painel destacaram iniciativas de ajuda aos países na transição para o comércio mais verde, como o programa da UNCTAD BioTrade, que ajuda os países em desenvolvimento a obter acesso a mercados para seus produtos feitos a partir do uso sustentável da flora e da fauna. Países como Peru e Indonésia têm aproveitado esta iniciativa, com as exportações do Peru baseadas na biodiversidade tendo aumentado dez vezes nos últimos dez anos, e a Indonésia, experimentado um crescimento significativo da sua indústria de produtos cosméticos naturais.
Compartilhar

Fonte: Organização das Nações Unidas

Conteúdo relacionado: