one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Latinoware terá Maratona de robótica

Imagem:

Compartilhar:

Confira o que de melhor aconteceu na Latinoware 2012

Criado em 19/10/12 16h41 e atualizado em 07/07/16 16h46
Por Edgard Matsuki Fonte:EBC

Jon "Maddog" (diretor executivo do Linux) interage com o público da Latinoware 2012
Jon "Maddog" (diretor executivo do Linux) interage com o público da Latinoware 2012 (Edgard Matsuki)

Durante os três dias da Conferência Latino-Americana de Software Livre, os mais de 4 mil participantes do evento assistiram a palestras relacionadas aos temas segurança na internet e sistemas, robótica, legislação da internet e, claro, software livre.

No primeiro dia de evento, um dos destaques foi a presença de Jon “Maddog” (Diretor executivo do Linux) no pátio da Latinoware. Paciente, ele tirou fotos com fãs e mostrou a tatuagem com o pinguim Linux.

Por sinal, os produtos que remetem a software livre fizeram sucesso na Latinoware. A fila nos estandes era imensa para quem queria levar um adesivo, caneca, camiseta ou uma miniatura do Pinguim.

Confira um álbum de fotos com os produtos da Latinoware

 

Durante a programação do dia 17, os principais destaques ficaram com a fala com sugestões de como os pais podem manter seus filhos seguros no Facebook. Durante a palestra, Gracielle Torres (fundadora de um portal sobre o tema) deu dicas de como manter a segurança dos filhos na internet.

Outro assunto que se destacou no primeiro dia de Latinoware foi o debate com o especialista em segurança virtual Alberto Azevedo sobre leis que regulam direitos autorais na internet. Para ele, a PIPA é inevitável no Brasil. A única saída seria a rápida aprovação do Marco Civil.

O computador Raspberry PI, que cabe no bolso e custa 25 dólares, foi outro destaque do primeiro dia de Latinoware. A apresentação de Claudimir Zavalik foi uma das que mais lotou o auditório do local. Todos queriam saber por que o computador é tão barato.

Já no segundo dia, outra peça de hardware também chamou atenção na Latinoware. Desiree dos Santos explicou como funciona o Arduino. Com essa placa, é possível realizar diversas funções de automação desde uma tarefa mais básica como, por exemplo, ligar e desligar uma lâmpada por meio de um computador.

Outra palestra que chamou atenção na Latinoware foi a que falava de games para Linux. De acordo com Julian Fernandes, 2013 será o ano dos games no sistema operacional. 

Cultura ligada à tecnologia também foi retratada na palestra que mostra a produção de Um Olhar Constestado, documentário feito com software Livre e apresentado por Fabianne Bolvedi.

Ônibus Hacker - 2
Ônibus Hacker "invadiu" Latinoware (Edgard Matsuki)

Atrações não ficaram só nas palestras

No estande de eventos, algumas iniciativas chamaram atenção no Latinoware. Entre elas, o trabalho da artista Lucinéia Alves, que transforma lixo eletrônico em arte e do projeto que transforma caça-níqueis em artefatos eletrônicos como videogames.

O Ônibus Hacker foi uma atração à parte no Latinoware. A oficina que mistura dados abertos, massinha de modelar e fotografia foi uma das atrações do grupo. 

As mulheres também chamaram atenção na Latinoware. O público feminino representou um quarto do total dos participantes e surpreendeu a organização do evento. Ao todo foram 952 mulheres de um público de 4234 pessoas.

Confira o balanço final da Latinoware 2012 feito por Duda Nogueira, diretor de programação do evento.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário