one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jogador holandês Robin Van Persie, abre o placar contra o Brasil em cobrança de pênalti aos 2 minutos da partida pela disputa do terceiro lugar na Copa do Mundo no estádio Mané Garrincha em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Acompanhe Brasil X Holanda, na disputa do 3º lugar, direto de Brasília

Criado em 11/07/14 15h22 e atualizado em 02/01/15 14h47
Por Luiz Claudio Ferreira Edição:Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC*

Brasil x Alemanha, em Belo Horizonte
Brasil perde para a Alemanha no Estádio Mineirão por 7 a 1 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

ATUALIZAÇÃO: Brasil decepciona de novo e perde para Holanda por 3 a 0

O trauma da derrota para a Alemanha por 7 a 1 na terça-feira não será esquecido tão cedo. No entanto, a Seleção Brasileira tem o desafio vencer a Holanda  e encerrar a Copa do Mundo, ao menos, em terceiro lugar, neste sábado, às 17h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O adversário perdeu para a Argentina nos pênaltis e chega ao jogo com o sentimento de que poderia chegar à final. A Holanda, aliás, foi o algoz do Brasil na África do Sul (2010) e pode, agora, aprofundar a crise que se abateu no comando do futebol brasileiro. 

Brasil x Holanda: disputa pelo terceiro lugar rende memes na internet

Nos bancos de reservas, o jogo promete também pelo encontro entre os desafetos Felipão (bastante ameaçado no cargo) e Louis Van Gaal. O brasileiro chegou, durante a campanha, a chamar o holandês de mal intencionado por conta de comentários sobre suposto favorecimento do calendário de jogos à seleção do país da casa.

O duelo entre Brasil e Holanda começa às 17h e terá transmissão a partir das 16h pelas Rádios EBC (confira a lista das emissoras) e pelo Portal EBC.

Além das Rádios EBC, a rede pública de rádios (formada por 24 emissoras de todo o país) retransmite o jogo. Para acompanhar a partida pelo seu computador, clique no player ao lado ou acesse o site das Rádios EBC. Você também pode baixar o aplicativo no seu smartphone ou tablet e seguir a transmissão pelo seu  dispositivo móvel. A transmissão via internet é restrita ao território nacional.

Acompanhe a cobertura da Copa do Mundo na EBC

ap20140709-selecao-holanda
A seleção da Holanda tentará terceiro lugar contra Brasil (Themba Hadebe/AP ©)

A equipe brasileira deve iniciar com uma formação bastante diferente daquela que foi goleada pela Alemanha, na terça-feira. Durante os últimos treinamentos, o técnico sacou os atacantes Fred, Hulk e Bernard, além do volante Fernandinho. Thiago Silva foi poupado do último coletivo, mas deve jogar. Assim, a escalação deve ter Júlio César; Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Ramires; Oscar e Willian; Jô.

Os holandeses devem ter a mesma escalação que acabou perdendo para a Argentina na quarta-feira. A equipe poderá ter Cillessen, Kuyt, Vlaar, De Vrij e  Martins Indi (Janmaat), Blind, Georginio Wijnaldum, Sneijder e De Jong (Clasie), Robben e Van Persie.

AP20140710_Neymar
Neymar concede entrevista coletiva (Leo Correa/AP)

Nenhum jogador foi suspenso nas semifinais. No entanto, o Brasil sentirá, de novo, a falta de Neymar, craque da equipe, e que deverá fica mais de um mês sem poder ter atividade ligada ao futebol. O camisa 10 da seleção, porém, fez questão de aparecer na Granja Comary para apoiar a equipe e se manifestar sobre a derrota.

ap20140708-david-luiz-reza-apos-partida
O zagueiro David Luiz faz suas orações em campo após a derrota contra a seleção da Alemanha (Frank Augstein/AP ©)

Mesmo depois da derrota histórica para a Alemanha, o zagueiro David Luiz manteve a imagem de um dos principais jogadores da equipe. Neste sábado, ele pode ter, novamente, a companhia de Thiago Silva. A dupla teve bom aproveitamento na Copa, inclusive no ataque.

Na Holanda, o atacante Robben não foi decisivo contra a Argentina, perdeu uma chance de gol no final da prorrogação, mas mantém o status de principal esperança da equipe. Além dele, Sneijder, que teve bons momentos na última partida (mesmo com a perda de um pênalti), pode criar problemas para a traumatizada zaga brasileira.

As tradicionais seleções já se encontraram 11 vezes, e o retrospecto indica total equilíbrio. Foram três vitórias para cada seleção, e cinco empates no restante das partidas

Além das quartas de final de 2010, quando a Holanda venceu o Brasil de virada por 2 a 1, as equipes fizeram duelos inesquecíveis nas outras quatro vezes que se enfrentaram em Copas do Mundo.

Em 1974, os europeus também levaram a melhor, com uma vitória por 2 a 0.  Em 1994 e 1998, o Brasil eliminou o adversário, primeiro, em um jogo com 3 a 2, e na Copa seguinte, vencendo nos pênaltis. 

O árbitro escolhido para a disputa do terceiro lugar foi o argelino Djamel Haimoudi, de 43 anos. Ele comandou outros três jogos no Mundial: a vitória da Holanda sobre a Austrália, o empate da Costa Rica e Inglaterra, pela fase de grupos, e também a vitória da Bélgica sobre os Estados Unidos, pelas oitavas de final. 

O juiz será auxiliado pelo compatriota Abdelhak Etchiali e pelo marroquino Redouane Achik.

ap20140630-estadio-nacional-franca-nigeria
Estádio Nacional Mané Garrincha recebe disputa do terceiro lugar. (30/06/2014) (Hassan Ammar / AP Photo ©)

O palco da disputa do terceiro lugar, despedida do Brasil da Copa do Mundo, o Estádio Nacional Mané Garrincha foi sede para  as vitórias da Suíça contra o Equador (2 a 1), da Colômbia diante de Costa do Marfim (2 a 1), do Brasil sobre Camarões (4 a 1) e de Portugal  perante Gana (2 a 1), pela fase de grupos. O estádio teve ainda a vitória da França sobre a Nigéria, por 2 a 0 pelas oitavas.

O estádio tem capacidade para 69.349 pessoas


Ficha do jogo

Brasil X Holanda
Data: 12 de julho de 2014
Horário: 17h
Estádio: Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Árbitro: Djamel Haimoudi (ALG)
Auxiliares: Abdelhak Etchiali (AALG) e por Redouane Achik (MAR).
Transmissão: Rádio Nacional para Rede Pública de Rádios

*Com informações da Fifa

Edição: Ana Elisa Santana

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário