Voluntários da área de inclusão digital representam todos os voluntários envolvidos nos seis dias de Campus Party na cerimônia de encerramento

Imagem:

Compartilhar:

Cpbr6 chega ao final; relembre os principais momentos da Campus Party

Criado em 02/02/13 21h53 e atualizado em 02/02/13 23h38
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Participantes de todo o Brasil começam a chegar para a 6ª edição da Campus Party Brasil
Participantes de todo o Brasil se encontraram na 6ª edição da Campus Party, um dos maiores eventos tecnológicos do mundo (Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil))

Depois de seis dias e 500 horas de atividades, a programação da sexta edição da Campus Party Brasil chega ao final. Durante o evento, 7.331 pessoas passaram pela Arena (espaço que custava 300 reais a entrada), sendo que 8 mil ingressos haviam sido colocados à venda. Cerca de 5.500 pessoas acamparam durante o evento. Já na Zona Expo (onde a entrada é gratuita), circularam cerca de 160 mil pessoas durante a Campus Party. 

Um pouco antes da cerimônia de encerramento, o diretor da Campus Party Brasil, Mario Teza, fez um balanço sobre o que de melhor aconteceu no evento. Para ele, pontos como a agilidade no credenciamento, a qualidade de som nos palcos e a programação voltada ao empreendedorismo foram os principais destaques. Teza, no entanto, destacou que a organização ainda pretende melhorar a velocidade da internet disponbilizada a campusseiros. Na Campus Party em Berlim, a velocidade de conexão chega a 200 GB, segundo Teza.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Problemas com a internet e falta de conexão Wi-Fi [2] foram alvos de reclamações de campuseiros durante todo o evento. Outra reclamação foi em relação à falta de transporte gratuito do Terminal Rodoviário do Tietê [3] até o Parque do Anhembi. Porém, no encerramento, a organização anunciou que haverá  translado para o metrô mais próximo no domingo (3). O grupo também afirmou que fará o possível para fornecer Wi-Fi na edição de 2014. 

A abertura oficial da CP 2013, ocorrida na segunda-feira (28) à noite, teve uma homenagem às vítimas do incêndio [17] ocorrido no domingo (27) na boate Kiss em Santa Maria (RS). Depois do ato solente, foi feita a tradicional contagem regressiva para o início das atividades [18].

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Quem apareceu de surpresa na cerimônia de abertura foi o astronauta americano Buzz Aldrin. Na ocasião, Buzz convidou os campuseiros para sua palestra [19], que aconteceria na terça-feira (29). Além do ex-astronauta, outros convidados internacionais chamaram atenção na Campus, como Nolan Bushnell (fundador da Atari) [20] e Rainey Reitman [21] (ativista da Eletronic Frontier Foundation).

Rainey também participou de um bate-papo no estande da EBC [22]. Além da ativista Rainey, John Maddog Hall (diretor do Linux) [23], Mark Surman (diretor da fundação Mozilla) [24] e as "mulheres na tecnologia" também concederam entrevistas no estúdio da EBC [25].

Rainey Reitman é da Eletronic Frontier Foundation (EFF)
Rainey Reitman é da Eletronic Frontier Foundation (EFF) (Nathalia Mendes/EBC)

Conteúdos colaborativos
A EBC também trouxe para a Campus Party 2013 uma oficina de jornalismo público multimídia [26]. Dez pessoas participaram das atividades que incentivavam a produção de material colaborativo em diferentes linguagens e ferramentas. Entre algumas das matérias produzidas para a oficina, estão um perfil da estudante catarinense Isadora Faber [27](que criou a página do Facebook Diário de Classe), uma entrevista ao vivo com Edney Souza [28](do site Interney), uma matéria sobre a pesquisa Tic Kids Online [29] e outra sobre a Zona Expo do evento [30].

O colaborador Diego Oliveira realizou no "lounge" EBC uma oficina de audiodescrição [31], técnica que interpreta a narrativa cinematográfica para cegos ou pessoas com baixa visão. No campo da literatura, a escritora Simone Campos comparou os livros-jogos [32] e as obras tradicionais. Já o produtor musical Steve ePonto e o músico Felipe Machado [33] explicaram como as redes sociais mudaram o cenário musical. Os produtores do Anima Mundi convidaram os campuseiros a experimentarem técnicas de animação [34].

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Internet e convergência 
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR utilizou a Campus Party para divulgar diagnósticos sobre a qualidade na internet [35] no país. O núcleo aproveitou para distribuir roteadores que medem a qualidade da banda larga dos usuários [36].

As oficinas na Campus Party também ensinaram como criar um canal de TV [37] e a legislação que cobre a radiofusãoesteve presente no encontro. Leis envolvendo à tecnologia deram mobilizaram palestras e debates ao longo dos seis dias da CP. Entre outras discussões, criadores de jogos pediram mais incentivo à produção nacional [38]e realizaram ato para pedir a inclusão de games entre produtos acessíveis pelo recém sacionado Vale-Cultura [39]. O assunto mais falado nesses espaços foi a projeto de lei que cria o Marco Civil da Internet (confira os debates sobre o tema no estúdio da EBC) [40].

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Contra o Marco Civil, o Partido Pirata (que ainda não é reconhecido pelo TSE) [41] articulou algumas ações durante a Campus Party. Sara Winter, ativista do Femen, [42] foi convidada pelo partido para discutir ciberativismo e hacktivismo . 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Nomes da política estiveram presentes na Campus Party. Entre eles, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab [43], o governador de Pernambuco, Eduardo Campos e o prefeito de Recife, Geraldo Júlio. [44] Um debate sobre a utilização da internet nas eleições de 2012 na cidade de São Paulo também fez parte da programação oficial [45].

O uso da tecnologia na educação aproximou educadores e amantes da tecnologia. Entre os destaques,  a discussão sobre o uso de games na educação [46], auxílio de redes sociais na aprendizagem [47] e a apresentação de um projeto de inclusão social no Espírito Santo [48].

Robô Campus Party
Robôs foram atração na Campus Party (Edgard Matsuki/Portal EBC)

Inovação e Empreendedorismo
Como disse o diretor da Campus Party, Mario Teza, na abertura do evento, o foco no empreendedorismo é uma das prioridades da Campus Party. Com um histórico de grandes ideias [49] e com muitos profissionais "do futuro" [50], a Campus contou com mesas que explicavam como as redes sociais podem contribuir para o campo profissional [51]. Outra ação atraiu programadores foi uma competição para o desenvolvimento de aplicativos [52]. Iniciativas inovadoras na tecnologia apareceram na edição deste ano., a exemplo de uma comunidade profissional [53] (que estimula uma rede de contatos e serviços) e uma ferramenta online que garante prêmios para quem realiza ações solidárias [54]

Novidades tecnológicas
As “maravilhas” tecnológicas não poderiam passar desapercebidas durante a CP. Computadores modificados (chamados de Casemod) [65], luta de sumô entre robôs [66], um mini-robô humanoide [67], um telefone celular com o sistema operacional Firefox OS [68] e até um robô que deve ir para a lua foram apresentados no Anhembi [69].

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Antes mesmo do encerramento, os campuseiros receberam a notícia do próximo encontro, marcado para julho deste ano no Recife (PE) [70]

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [137] Fazer uma Reclamação [137] Fazer uma Elogio [137] Fazer uma Sugestão [137] Fazer uma Solicitação [137] Fazer uma Simplifique [137]

Deixe seu comentário