one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Voluntários da área de inclusão digital representam todos os voluntários envolvidos nos seis dias de Campus Party na cerimônia de encerramento

Imagem:

Compartilhar:

Cpbr6 chega ao final; relembre os principais momentos da Campus Party

Criado em 02/02/13 21h53 e atualizado em 02/02/13 23h38
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Participantes de todo o Brasil começam a chegar para a 6ª edição da Campus Party Brasil
Participantes de todo o Brasil se encontraram na 6ª edição da Campus Party, um dos maiores eventos tecnológicos do mundo (Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil))

Depois de seis dias e 500 horas de atividades, a programação da sexta edição da Campus Party Brasil chega ao final. Durante o evento, 7.331 pessoas passaram pela Arena (espaço que custava 300 reais a entrada), sendo que 8 mil ingressos haviam sido colocados à venda. Cerca de 5.500 pessoas acamparam durante o evento. Já na Zona Expo (onde a entrada é gratuita), circularam cerca de 160 mil pessoas durante a Campus Party. 

Um pouco antes da cerimônia de encerramento, o diretor da Campus Party Brasil, Mario Teza, fez um balanço sobre o que de melhor aconteceu no evento. Para ele, pontos como a agilidade no credenciamento, a qualidade de som nos palcos e a programação voltada ao empreendedorismo foram os principais destaques. Teza, no entanto, destacou que a organização ainda pretende melhorar a velocidade da internet disponbilizada a campusseiros. Na Campus Party em Berlim, a velocidade de conexão chega a 200 GB, segundo Teza.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Problemas com a internet e falta de conexão Wi-Fi foram alvos de reclamações de campuseiros durante todo o evento. Outra reclamação foi em relação à falta de transporte gratuito do Terminal Rodoviário do Tietê até o Parque do Anhembi. Porém, no encerramento, a organização anunciou que haverá  translado para o metrô mais próximo no domingo (3). O grupo também afirmou que fará o possível para fornecer Wi-Fi na edição de 2014. 

A abertura oficial da CP 2013, ocorrida na segunda-feira (28) à noite, teve uma homenagem às vítimas do incêndio ocorrido no domingo (27) na boate Kiss em Santa Maria (RS). Depois do ato solente, foi feita a tradicional contagem regressiva para o início das atividades.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Quem apareceu de surpresa na cerimônia de abertura foi o astronauta americano Buzz Aldrin. Na ocasião, Buzz convidou os campuseiros para sua palestra, que aconteceria na terça-feira (29). Além do ex-astronauta, outros convidados internacionais chamaram atenção na Campus, como Nolan Bushnell (fundador da Atari) e Rainey Reitman (ativista da Eletronic Frontier Foundation).

Rainey também participou de um bate-papo no estande da EBC. Além da ativista Rainey, John Maddog Hall (diretor do Linux), Mark Surman (diretor da fundação Mozilla) e as "mulheres na tecnologia" também concederam entrevistas no estúdio da EBC.

Rainey Reitman é da Eletronic Frontier Foundation (EFF)
Rainey Reitman é da Eletronic Frontier Foundation (EFF) (Nathalia Mendes/EBC)

Conteúdos colaborativos
A EBC também trouxe para a Campus Party 2013 uma oficina de jornalismo público multimídia. Dez pessoas participaram das atividades que incentivavam a produção de material colaborativo em diferentes linguagens e ferramentas. Entre algumas das matérias produzidas para a oficina, estão um perfil da estudante catarinense Isadora Faber (que criou a página do Facebook Diário de Classe), uma entrevista ao vivo com Edney Souza (do site Interney), uma matéria sobre a pesquisa Tic Kids Online e outra sobre a Zona Expo do evento.

O colaborador Diego Oliveira realizou no "lounge" EBC uma oficina de audiodescrição, técnica que interpreta a narrativa cinematográfica para cegos ou pessoas com baixa visão. No campo da literatura, a escritora Simone Campos comparou os livros-jogos e as obras tradicionais. Já o produtor musical Steve ePonto e o músico Felipe Machado explicaram como as redes sociais mudaram o cenário musical. Os produtores do Anima Mundi convidaram os campuseiros a experimentarem técnicas de animação.

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Internet e convergência 
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR utilizou a Campus Party para divulgar diagnósticos sobre a qualidade na internet no país. O núcleo aproveitou para distribuir roteadores que medem a qualidade da banda larga dos usuários.

As oficinas na Campus Party também ensinaram como criar um canal de TV e a legislação que cobre a radiofusãoesteve presente no encontro. Leis envolvendo à tecnologia deram mobilizaram palestras e debates ao longo dos seis dias da CP. Entre outras discussões, criadores de jogos pediram mais incentivo à produção nacional e realizaram ato para pedir a inclusão de games entre produtos acessíveis pelo recém sacionado Vale-Cultura. O assunto mais falado nesses espaços foi a projeto de lei que cria o Marco Civil da Internet (confira os debates sobre o tema no estúdio da EBC).

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Contra o Marco Civil, o Partido Pirata (que ainda não é reconhecido pelo TSE) articulou algumas ações durante a Campus Party. Sara Winter, ativista do Femen, foi convidada pelo partido para discutir ciberativismo e hacktivismo . 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Nomes da política estiveram presentes na Campus Party. Entre eles, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos e o prefeito de Recife, Geraldo Júlio. Um debate sobre a utilização da internet nas eleições de 2012 na cidade de São Paulo também fez parte da programação oficial.

O uso da tecnologia na educação aproximou educadores e amantes da tecnologia. Entre os destaques,  a discussão sobre o uso de games na educação, auxílio de redes sociais na aprendizagem e a apresentação de um projeto de inclusão social no Espírito Santo.

Robô Campus Party
Robôs foram atração na Campus Party (Edgard Matsuki/Portal EBC)

Inovação e Empreendedorismo
Como disse o diretor da Campus Party, Mario Teza, na abertura do evento, o foco no empreendedorismo é uma das prioridades da Campus Party. Com um histórico de grandes ideias e com muitos profissionais "do futuro", a Campus contou com mesas que explicavam como as redes sociais podem contribuir para o campo profissional. Outra ação atraiu programadores foi uma competição para o desenvolvimento de aplicativos. Iniciativas inovadoras na tecnologia apareceram na edição deste ano., a exemplo de uma comunidade profissional (que estimula uma rede de contatos e serviços) e uma ferramenta online que garante prêmios para quem realiza ações solidárias

Novidades tecnológicas
As “maravilhas” tecnológicas não poderiam passar desapercebidas durante a CP. Computadores modificados (chamados de Casemod), luta de sumô entre robôs, um mini-robô humanoide, um telefone celular com o sistema operacional Firefox OS e até um robô que deve ir para a lua foram apresentados no Anhembi.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Antes mesmo do encerramento, os campuseiros receberam a notícia do próximo encontro, marcado para julho deste ano no Recife (PE)

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário